Aprendendo a se localizar no espaço geográfico.
Aprendendo
a se localizar no espaço geográfico.
Foi de uma forma bem simples e lúdica
que os alunos dos 6º Anos IV, V e VI, do turno Vespertino, aprenderam a se
orientar no nosso espaço geográfico com o professor de Geografia, Dassaieve
Oliveira.
As aulas práticas ocorreram em três
momentos diferentes:
Em um primeiro momento, os alunos
estudaram a orientação pelo Sol. Para isso, o professor levou a turma para uma
área externa da escola, onde eles aprenderam a posição dos pontos cardeais e
colaterais e os pontos de referência a partir da escola e do município de
Fundão. Por fim, foi construída uma Rosa dos Ventos com galhos de árvores,
apontando a partir da posição deles, os pontos cardeais (norte, sul, leste,
oeste) e colaterais (nordeste, sudeste, sudoeste e noroeste).
Em
um segundo momento, chegou à vez de aprender a se localizar através de um dos
mais modernos instrumentos de navegação: o GPS (Sistema de Posicionamento
Global). Para esta aula, o professor pediu para que os alunos que tivessem
condições, que trouxesse um aparelho celular ou tablet que possuísse o
aplicativo instalado. Primeiramente, os alunos aprenderam o que era esta
importante ferramenta de localização no espaço. Em seguida, foi hora de ver na
prática como funcionava o aplicativo. O professor levou um grupo de alunos até
uma rua lateral da escola e nesse momento, eles foram observando que o ponto de
localização onde eles estavam ia se movendo, à medida que eles iam se
locomovendo pela rua.
A
praticidade do uso do aplicativo chamou muito a atenção dos alunos, já que
muitos não sabiam utilizá-lo e outros nem sabiam que tinham este aplicativo em
seus aparelhos celulares.
No final desta aula, o professor ressaltou a importância do uso deste aplicativo quando estiver em um lugar no qual eles não conheçam o que facilitaria e muito a locomoção dos mesmos e de seus familiares.
No
terceiro e último momento das aulas práticas, foi hora de aprender a orientação
no espaço utilizando uma bússola. Porém, esta bússola foi construída pelos
próprios alunos. O procedimento de construção de uma bússola caseira é bem
simples, porém, é preciso cuidado e agilidade.
Link do passo a passo
para construção da bússola:
http://tempolivre.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-uma-bussola-caseira-3699.html
No
fim da atividade, as maiorias das bússolas funcionaram perfeitamente, e os
alunos entenderam qual foi o objetivo de todas as aulas práticas de orientação:
demonstrar de forma lúdica que temos vários meios de orientação no espaço
geográfico, basta saber utilizá-los de forma correta.
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