Aprendendo a se localizar no espaço geográfico.

Aprendendo a se localizar no espaço geográfico.

Foi de uma forma bem simples e lúdica que os alunos dos 6º Anos IV, V e VI, do turno Vespertino, aprenderam a se orientar no nosso espaço geográfico com o professor de Geografia, Dassaieve Oliveira.

As aulas práticas ocorreram em três momentos diferentes:


Em um primeiro momento, os alunos estudaram a orientação pelo Sol. Para isso, o professor levou a turma para uma área externa da escola, onde eles aprenderam a posição dos pontos cardeais e colaterais e os pontos de referência a partir da escola e do município de Fundão. Por fim, foi construída uma Rosa dos Ventos com galhos de árvores, apontando a partir da posição deles, os pontos cardeais (norte, sul, leste, oeste) e colaterais (nordeste, sudeste, sudoeste e noroeste).



Em um segundo momento, chegou à vez de aprender a se localizar através de um dos mais modernos instrumentos de navegação: o GPS (Sistema de Posicionamento Global). Para esta aula, o professor pediu para que os alunos que tivessem condições, que trouxesse um aparelho celular ou tablet que possuísse o aplicativo instalado. Primeiramente, os alunos aprenderam o que era esta importante ferramenta de localização no espaço. Em seguida, foi hora de ver na prática como funcionava o aplicativo. O professor levou um grupo de alunos até uma rua lateral da escola e nesse momento, eles foram observando que o ponto de localização onde eles estavam ia se movendo, à medida que eles iam se locomovendo pela rua.
A praticidade do uso do aplicativo chamou muito a atenção dos alunos, já que muitos não sabiam utilizá-lo e outros nem sabiam que tinham este aplicativo em seus aparelhos celulares.




No final desta aula, o professor ressaltou a importância do uso deste aplicativo quando estiver em um lugar no qual eles não conheçam o que facilitaria e muito a locomoção dos mesmos e de seus familiares.





No terceiro e último momento das aulas práticas, foi hora de aprender a orientação no espaço utilizando uma bússola. Porém, esta bússola foi construída pelos próprios alunos. O procedimento de construção de uma bússola caseira é bem simples, porém, é preciso cuidado e agilidade.
Link do passo a passo para construção da bússola: http://tempolivre.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-uma-bussola-caseira-3699.html
No fim da atividade, as maiorias das bússolas funcionaram perfeitamente, e os alunos entenderam qual foi o objetivo de todas as aulas práticas de orientação: demonstrar de forma lúdica que temos vários meios de orientação no espaço geográfico, basta saber utilizá-los de forma correta.



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